segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Antivirus Online gratuitos

Testamos duas vacinas antivirus online: O F-Secure e o HouseCall™ Free Scan, F-Secure da TrendMicro. Nosso interesse surgiu devido a uma infecção geral em nossa máquina de trabalho, que travou todo o sistema. Como o antivirus instalado não foi suficiente para resolver o problema, decidimos experimentar as vacinas online. Descartamos a opção de formatação do sistema para evitar a perda de arquivos pessoais e gasto de tempo em backups, etc. Pesquisamos a internet e identificamos vários sites que oferecem o serviço: Panda, TrendMicro, Norton, F-Secure, Kaspersky, BitDefender etc. Experimentamos algumas das versões. Notamos que as  ferramentas de scan oferecidas pelas marcas mais famosas (Panda, Kaspersky, por ex.) apenas notificam o usuário do encontro de vírus. A remoção de qualquer praga fica sujeita à aquisição da licença do software da empresa. Descartamos essas.

F-Secure

Após demoradas pesquisas, verificamos que o F-Secure identifica muito bem uma gama variada de vírus. Ao final, ofereceu a possibilidade de limpar a máquina. Escolhida essa opção, verificamos que o F-Secure realmente removeu as pragas que infestavam nossa máquina e tudo voltou a normal.

Sobre os sites

Os Sites do F-Secure e da TrendMicro são de fácil interatividade e, ao contrário das demais vacinas online, oferecem a possibilidade real de, ao final do exame, permitir que os vírus sejam deletados, limpando o sistema. 

Sobre o funcionamento

Os sites pedirão autorização para baixar para sua máquina o software para desinfecção. Aceite a opção. Aguarde a abertura da tela seguinte, para escolha entre exame geral ou de determinados arquivos/pastas. Escolhida a opção inicia-se a transferência do software e o scaneamento do sistema. O Housecall ainda oferece um relógio com a previsão de término do exame.

Sobre a duração do scaneamento

O processo todo leva, em banda larga, algo em torno de 1:30h a 2 horas.

CONCLUSÃO

São ótimas ferramentas de apoio e auxílio a desinfecções.

 

LINKS   (só clicar sobre o link)

F-SECURE

HouseCall™ Free Scan

LEMBRE-SE: Antes de baixar, instalar e executar qualquer novo programa em seu computador FAÇA ANTES UM BACKUP DE SEUS ARQUIVOS E CRIE UM PONTO DE RESTAURAÇÃO. A responsabilidade de uso é somente sua !