sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Open Solaris Live CD – receba gratuitamente pelo correio

De todos os sistemas UNIX “de verdade” já criados, o Solaris, da Sun, é provavelmente o mais famoso. Com o rápido avanço do Linux e crescimento da aceitação como uma alternativa mais viável para UNIX, o principal sistema da Sun perdeu mercado – apesar do fato de agora estar disponível gratuitamente e com uma licença aprovada pela FSF. O Solaris encara agora a disputa contra outros sistemas operacionais gratuitos. (GuiadoHardware)

Acabei de receber gratuitamente em minha casa o Open Solaris 2008.05 e achei-o excelente: Já instalou todos os drivers, inclusive os proprietários da NVIDIA, possibilitando assim habilitar os efeitos tão famosos do Linux mesmo em Live CD. No mesmo Live CD já possui versão de 32 e 64 bits. O sistema automaticamente detectou meu processador de 64 bits, e já iniciou o sistema correspondente.

Possui linguagem em português do Brasil, é bonito, lembra o Ubuntu (afinal usa GNOME também), enfim, se ele tiver uma boa divulgação poderá se tornar um ótimo concorrente, até porque quem está por trás dele é nada menos do que a Sun. Também vale mencionar que minha primeira impressão sobre ele foi melhor do que com o Ubuntu, a começar pelas cores (aquele laranja “amarronzado” do Ubuntu é horrível).

Fiz um vídeo rápido, mas não tive tempo de fazer outro decente (pois faltou mostrar outros efeitos e coisas). Depois farei mais, ou então nossos companheiros Paulo e Felipe poderão fazer, já que entendem mais da área. (GuiadoPC)

NOSSO COMENTÁRIO: Para receber gratuitamente o CD preencha o formulário corretamente e aguarde 2 semanas. Se quiser, faça o download. Os links estão logo abaixo:

LEMBRE-SE: Antes de baixar, instalar e executar qualquer novo programa em seu computador FAÇA ANTES UM BACKUP DE SEUS ARQUIVOS E CRIE UM PONTO DE RESTAURAÇÃO. A responsabilidade de uso é somente sua !