sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Kurumin 7.0r3 em Live CD

Kurumin

7.0r3 Em português

647mb 1 ISO

O Kurumin é a distribuição Linux desenvolvida pelo Guia do Hardware com base no Knoppix. Roda direto do CD sem alterar o conteúdo dos HDs instalados e detecta o hardware da máquina automaticamente durante o boot. Em menos de 2 minutos tem um sistema Linux completo já pronto para acessar a Internet, assistir filmes, e instala-o no HD em apenas 4 minutos.(Superdownloads)

O Kurumin é a distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, que se tornou rapidamente uma das distribuições Linux mais usadas no país. Todos os componentes do sistema são abertos, permitindo que além de usar, você possa redistribuí-lo, ver e modificar os scripts de configuração e desenvolver versões modificadas do sistema.

Você pode postar suas dúvidas e trocar dicas com outros usuários no Fórum do Kurumin. Leia também os Guias Kurumin: Instalando, Kurumin: Configurando o sistema e Programas Linux, instalação e dicas.

Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando em seguida a utilizar também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian.

Veja também o Kurumin NG, o sucessor do Kurumin 7, desenvolvido por Leandro Santos.

ATENÇÃO: CONFERÊNCIA DO MD5

O MD5Sum é um programa de domínio público usado para verificar mensagens criptografadas e integridade de arquivos. Portanto quando baixar a imagem de CD (.iso) do Kurumin NG, é de extrema importância a conferência do MD5 da mesma, para certificar que o arquivo foi baixado sem nenhum erro.

Por ser uma ferramenta de 128-bits te dá uma excelente garantia de que o arquivo não está corrompido, pois qualquer alteração em 1 bit do arquivo resultará em um conjunto de caracteres totalmente diferente.

Saiba mais na Wikipedia

Como conferir o MD5?

A conferência do MD5 é muito simples tanto no Linux quanto no Windows. No Linux basta abrir um terminal, acessar o diretório onde contém o arquivo e executar o comando:

$md5sum [nome_do_arquivo]

Será retornado na tela um conjunto de caracteres, basta comparar com o fornecido junto com a imagem de CD logo abaixo.

Para o Microsoft Windows recomendamos o programa MD5Summer, sua utilização é simples e intuitiva, o importante é o valor retornado, que você deve comparar com o fornecido logo abaixo.

NOSSA OPINIÃO: já experimentamos diversas distribuições linux. Mas realmente o Kurumin é a versão mais amigável de todas. Para o usuário comum, que quer apenas utilizar o produto, sem a necessidade de conhecimentos técnicos, ele é perfeito. Na hora de acessar a internet pena-se um pouco na configuração da conexão a ser feita(é que são muitas opções: discada, banda larga, etc). Mas depois de feita, é só aproveitar. Ele tem ótima performance na internet: rápido e leve. Também conta-se com a vantagem de não pegar vírus, a não ser que se salve algum arquivo suspeito no HD. Baixamos, gravamos em CD e é 10. É também uma das melhores ferramentas para os técnicos em informática. Quando o Windows pifa, basta usar o Kurumin para acessar e salvar os arquivos pessoais antes de formatar.

DADOS KURUMIN 7.0r3

Roda em i386,i586,i686

Para o download clique no link abaixo:


ISO 1 (Instalação) 647mb

kurumin-7.0r3.iso


MD5SUMs

kurumin-7.0r3.md5sum.txt
1 mirror disponível (link direto)

COMPRAKI

QUER COMPRAR O CD DESSE PROGRAMA?

Para adquirir o CD deste programa clique no BOTÃO COMPRAR abaixo. Para sua tranquilidade o pagamento é feito através do PagSeguro UOL.
Confira no banner abaixo as formas de pagamento disponíveis
Para saber mais sobre as regras de compra e envio clique aqui

LEMBRE-SE: Antes de baixar, instalar e executar qualquer novo programa em seu computador FAÇA ANTES UM BACKUP DE SEUS ARQUIVOS E CRIE UM PONTO DE RESTAURAÇÃO. A responsabilidade de uso é somente sua !